Cultura organizacional: aprenda boas práticas para implementar na sua empresa
A cultura organizacional é como a personalidade de uma empresa. É construída de acordo com pessoas, valores, crenças, hábitos, costumes e muitos outros atributos compartilhados dentro e fora da organização.
A qualidade da cultura organizacional vem sendo considerada cada vez mais importante nos últimos anos, principalmente após a consolidação do home office ou do regime híbrido como novo padrão de trabalho para muitos negócios.
Com o time fisicamente mais distante, mais do que nunca é necessário que a cultura da empresa se fortaleça na conduta dos colaboradores – tanto nas relações internas, entre colegas de trabalho, bem como, principalmente, nos contatos com o cliente.
Neste artigo,ajudaremos você vai aprender boas práticas para fortalecer sua cultura organizacional e vencer o desafio de manter em nível de excelência tanto a experiência do cliente, quanto a experiência dos seus colaboradores – que são um importante ativo da sua empresa. Boa leitura!
Definição de Cultura Organizacional
Entende-se por cultura organizacional o conjunto de valores, práticas e comportamentos intimamente que orientam a forma como uma empresa conduz os negócios. Também conhecida como cultura empresarial ou cultura corporativa, impacta diretamente na performance e na rotatividade do time, na experiência proporcionada ao cliente e nos lucros do negócio.
Quais as vantagens de uma cultura organizacional forte para o negócio
Investir na cultura organizacional da empresa contribui em diferentes frentes do negócio. Por exemplo, é primordial para a construção de uma marca sólida, para a manutenção de relacionamentos mais seguros com stakeholders, para funcionários mais satisfeitos e, consequentemente, com desempenhos melhores, e, isso tudo, apenas para começar.
Quando um negócio é conduzido de forma a refletir seus valores, sua história e seu propósito e esses atributos, por sua vez, são transmitidos e incorporados pelos colaboradores dessa organização, todas as atividades dessa empresa fluem com mais naturalidade e eficácia. Cria-se, assim, um ambiente de trabalho seguro, baseado na confiança, no respeito a regras, princípios e preceitos bem estabelecidos, e mais favorável ao alcance de metas e objetivos.
Além disso, entre as vantagens do fortalecimento de uma cultura organizacional, é importante ressaltar:
- formação de uma identidade própria e ampliação do senso de pertencimento dos colaboradores;
- constituição de uma imagem positiva diante de diferentes stakeholders;
- vantagem competitiva frente a seus concorrentes e empresas de seu segmento;
- otimização da gestão de pessoas e de processos dentro da empresa;
- rápida adaptação na contratação de novos funcionários;
- maior comprometimento, engajamento e produtividade de colaboradores;
- redução de conflitos internos e dificuldades de relacionamento nos ambientes de trabalho, entre outros.
Componentes de uma cultura organizacional
A cultura organizacional é formada por diferentes camadas de exposição, algumas são naturalmente perceptíveis, outras nem tanto. Essas camadas são chamadas de níveis, que são três: artefatos, valores compartilhados e pressupostos. Conheça melhor cada um deles a seguir!
Artefatos: aquilo que vemos
Os artefatos são características que ficam no primeiro nível da cultura organizacional, portanto são facilmente percebidas. Entre elas, estão os símbolos, padrões, regras formais, organogramas e hierarquias que norteiam como é a cultura da empresa.
Valores compartilhados: aquilo que eles dizem
Os valores compartilhados estão no nível intermediário da cultura organizacional. Logo, já não são tão facilmente percebidos. Esses valores contemplam a filosofia por trás do trabalho realizado pelo negócio.
Pressupostos: aquilo que eles acreditam
Os pressupostos estão na camada mais profunda da cultura organizacional e compreendem atributos pertencentes ao âmago da organização. Essa camada inclui as percepções inconscientes a respeito do negócio, o propósito norteador da companhia como um todo.
Diferenças entre cultura e clima organizacional
Como já vimos ao longo do texto, a cultura organizacional é o conjunto de regras, crenças, valores, práticas, identidades e entendimentos coletivos que são compartilhados pelos colaboradores de uma empresa, seus stakeholders e todos aqueles que dela participam e que com ela interagem.
A cultura corporativa, portanto, atua de forma alinhada aos objetivos do negócio e compreende todos os envolvidos na organização. Além disso, ela norteia o direcionamento de todas as ações da instituição, tanto a curto, quanto a longo prazo.
Por outro lado, o clima organizacional diz respeito às relações dos colaboradores com o ambiente de trabalho. Não menos importante que a cultura, o clima está intimamente associado aos níveis de satisfação dos funcionários dentro da empresa e pode influenciar, diretamente, em seu comprometimento, desempenho e alcance de resultados.
Apesar de se tratarem de dois conceitos diferentes, cultura organizacional e clima organizacional estão interligados e dependem dessa simbiose para o sucesso do negócio. Uma cultura forte contribui para um clima agradável. Da mesma forma, um clima saudável colabora para o fortalecimento da cultura e, consequentemente, da prosperidade da empresa.
Boas práticas para facilitar a implementação da cultura na sua empresa
Agora que você já assimilou todos os conceitos relativos à cultura organizacional, confira as dicas que separamos para você começar a estruturar uma cultura forte na sua própria empresa!
Conheça seus colaboradores atuais
Em primeiro lugar, conheça os colaboradores que fazem parte da sua empresa. Investigue quais são as percepções de cada setor, como eles têm se relacionado com os superiores de equipe, qual é o clima organizacional da empresa, como eles têm percebido a gestão da empresa.
Lembre-se que você pode ter uma estratégia impecável delimitada em um papel, mas se não compreender como as coisas têm ocorrido na prática, vai ser impossível implementar, mudar ou melhorar sua cultura organizacional.
Ajuste o fit cultural
A partir do momento em que começamos a contratar pessoas, abrimos espaço para uma enorme variedade de pensamentos, hábitos e personalidades que se tornam parte do ambiente empresarial. Para que isso não se torne um problema no dia a dia do negócio, é preciso que os valores desses novos funcionários estejam alinhados aos da empresa. Ou seja, que haja fit cultural.
O fit cultural deve ser um dos pré-requisitos já na descrição das vagas de emprego que você divulga. Assim, você aumenta as chances de atrair candidatos mais adequados à cultura organizacional da sua empresa, de contratar bons profissionais e de impulsionar o sucesso do seu negócio.
Faça um alinhamento da identidade institucional
Você já percebeu, ao longo do texto, que a identidade institucional é uma das peças-chave da cultura organizacional. Assim sendo, avalie se a Missão, a Visão e os Valores da sua empresa ainda fazem sentido para o estágio atual do seu negócio.
Se achar que é hora de renovar esses atributos, não hesite em mudar! Lembre-se que o mais importante para uma cultura organizacional forte é o alinhamento entre as pessoas e o negócio.
Crie uma estratégia de comunicação interna
Uma vez que você tenha feito todas as análises e ajustes necessários nos seus pilares institucionais, é hora de comunicar a cultura organizacional da sua empresa de forma efetiva. Para isso, trace um plano de comunicação multicanal.
Utilize estratégias de comunicação interna, como disparos de e-mail marketing, cartazes, cadernos, adesivos, calendários e assinaturas de e-mail que reforcem a identidade institucional do seu negócio, através de uma imagem forte e marcante.
Da mesma forma, utilize as redes sociais para se conectar com as pessoas e gerar empatia. Ofereça, também, canais de atendimento interno e pesquisas de satisfação para que seus colaboradores possam deixar sugestões e feedbacks.
Promova o relacionamento interpessoal
Um bom relacionamento interpessoal é um dos fatores mais importantes para o cultivo de uma cultura corporativa forte. Colaboradores felizes e motivados trabalham com mais inspiração, leveza e comprometimento. Por isso, invista em momentos de troca e compartilhamento entre as equipes.
Essas dinâmicas podem tanto acontecer de forma informal, em clima de descontração, como podem ocorrer de maneira estruturada, através da promoção de congressos, palestras, treinamentos de equipes, entre outros.
Torne o trabalho dos colaboradores tangível
Para envolver os colaboradores com o propósito do seu negócio, você pode buscar caminhos para demonstrar, na prática, como o esforço individual daquele funcionário faz a diferença para o seu negócio.
Por exemplo, se a sua empresa produz uma linha de cosméticos especiais para peles sensíveis, você pode compartilhar com os colaboradores a história real de um consumidor que recuperou a autoestima e a vontade de viver depois que o produto em questão ajudou a reparar as marcas de uma cicatriz.
Esse tipo de ação, geralmente, é construída junto à equipe de comunicação e é uma ótima estratégia para fortalecer o sentimento de pertencimento dos funcionários dentro da organização.
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