Gestão de Pessoas com foco no Engajamento do time
Trabalhar a gestão de pessoas com foco no engajamento trata-se de buscar criar situações, ações e estratégias cujos benefícios gerem interesses mútuos entre a empresa e os colaboradores. Gerar desejo genuíno e prazer por parte do colaborador em realizar seu trabalho conforme os padrões exigidos.
Esse nível de engajamento, de fato, só ocorre quando há satisfação do colaborador em relação à cultura empresarial, bem como em relação ao propósito da empresa. Quando há o alinhamento ideal entre os objetivos e valores da empresa com o bem-estar da equipe – um colaborando com o outro.
Sem dúvidas, alcançar esse ápice no clima interno é resultado de um excelente trabalho de gestão de pessoas, que deve atuar mapeando necessidades de ambos (empresa e colaboradores) em todas as esferas da relação de trabalho: na contratação, na rotina de trabalho e no desligamento. Mas na última linha, aquela dos lucros do negócio: que resultado isso gera?
Impacto do Engajamento do Time na Lucratividade do Negócio
O engajamento do seu time aumenta a lucratividade do seu negócio. Colaboradores que internalizam para si o propósito da empresa conseguem desenvolver o que chamamos de “pensamento de dono”. Passam a olhar para tudo que envolve pontos de contato entre a empresa e seus clientes, bem como para ameaças e oportunidades mercadológicas com maior atenção e senso crítico.
Assim, cada colaborador, com sua devida expertise técnica, quando se sente envolvido e realmente parte do negócio, pode contribuir com insights e melhorias que somente ele, vivenciando sua rotina de trabalho, poderia sugerir. E bem sabemos que uma única ideia ou sugestão certeira pode render resultados muito lucrativos para qualquer empresa.
No entanto, esse cenário só é possível quando a empresa abre espaço para ouvir o colaborador, bem como o reconhece e recompensa pela sua participação, por meio de eficientes condutas e ações de gestão de pessoas, intencionalmente focadas no engajamento do time.
Papel da Gestão de Pessoas no Engajamento do Time
Muito mais que operar contratações e demissões. O departamento de gestão de pessoas exerce papel fundamental no dia a dia do trabalho para a conquista do engajamento do time.
O setor de Gestão de Pessoas é o responsável por identificar as tendências em modelo de contratação, metodologias salariais e de gratificação do mercado, para alertar à diretoria quando sua empresa está trabalhando com remuneração defasada e correndo risco de perder suas lideranças.
É no departamento de Gestão de Pessoas que são organizados os cronogramas de treinamento e desenvolvimento dos times – ações essas que podem ser fundamentais para a operação do time em alta performance.
Também é neste departamento onde aparecem as primeiras manifestações de insatisfação de líderes com colaboradores, times com suas lideranças ou de pares de trabalho, as quais sinalizam os desalinhamentos com a cultura da empresa e permitem ações imediatas, evitando que pequenos equívocos gerem grandes crises.
E essas são as três principais situações que impactam diretamente no nível de engajamento dos colaboradores: a remuneração e a possibilidade de uma receita variável com uma melhor performance no trabalho, as oportunidades de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional, bem como o respeito ao indivíduo e o reconhecimento do seu valor para a empresa.
Desse modo, para exercer uma Gestão de Pessoas realmente focada no engajamento do time, é preciso trabalhar com previsibilidade, tendo planos de ação pré-definidos para possíveis situações de crise, bem como atuando de maneira preventiva, a fim de evitar que elas ocorram.
E esse trabalho só é possível quando há real conexão do setor com os demais departamentos da empresa, conhecendo suas realidades e lutando lado a lado pelas necessidades de cada área à luz dos objetivos do negócio.
eBook Gratuito
