Você já percebeu como a análise das finanças é importante para o seu negócio, certo? Mas existem diversos tipos de métricas e indicadores financeiros, e olhar para tudo o tempo todo não trará a clareza que você precisa para as suas tomadas de decisão.
Isso significa que, de acordo com o momento do seu negócio, você deverá manter os olhos sob alguns dados, e deixar de lado aqueles que não são importantes para o momento.
Para ajudar você a discernir quais são os indicadores financeiros ideais para o seu momento, criamos esse artigo, que está recheado de dicas e ideias que podem revolucionar a gestão das finanças do seu negócio. Vamos à leitura?
O que são métricas e indicadores financeiros?
Os KPIs financeiros (indicadores financeiros) são métricas que as organizações usam para rastrear, medir e analisar a saúde financeira da empresa. Esses KPIs financeiros se enquadram em uma variedade de categorias, incluindo lucratividade, liquidez, solvência, eficiência e avaliação.
Ao entender essas métricas, você pode estar melhor posicionado para saber como o negócio está se saindo do ponto de vista financeiro. Você pode então usar esse conhecimento para ajustar as metas de seu departamento ou equipe e contribuir para objetivos estratégicos críticos.
Para os gerentes, essas métricas e KPIs devem ser disponibilizados internamente e distribuídos semanalmente ou mensalmente na forma de atualizações por e-mail, painéis ou relatórios. Se eles não forem distribuídos prontamente, você ainda poderá se familiarizar com as métricas por meio da análise das demonstrações financeiras.
Quais são as principais métricas, indicadores financeiros e como calculá-los:
Para ajudar você a entender quais indicadores financeiros deve priorizar agora no seu negócio, listamos abaixo os mais importantes e quais informações eles trazem:
- FATURAMENTO BRUTO
Trata-se do montante que sua empresa arrecada – o valor que entra na conta da empresa como resultado das vendas. Este número é um dos mais importantes, pois indica se seu negócio está crescendo ou decrescendo em vendas, bem como também é utilizado no cálculo de vários outros indicadores importantes do negócio. Por isso, ter condições de consultar seu faturamento com facilidade e em tempo real, até mesmo pelo seu celular, é primordial para manter a gestão financeira sob controle. Para isso, invista em bons sistemas de gestão de vendas e de ERP.
- LUCRATIVIDADE
Esse é, sem sombra de dúvidas, o indicador mais importante do seu negócio: aquele que você deve conferir em curtos intervalos de tempo para checar se a saúde financeira está em ordem. Trata-se do cálculo que indica quanto porcento seu negócio está tendo de lucro referente ao montante faturado.
O cálculo é simples e básico
lucratividade = (lucro / faturamento bruto) x 100%
Em bons sistemas de gestão financeira, você conseguirá documentar todos os seus custos, diretos e indiretos, de insumos e operacionais, e descobrirá quanto está lucrando, em reais, bem como seu percentual de lucratividade, em poucos cliques. Vale o investimento!
Já nos outros casos, também é possível fazer esse controle com planilhas de excel, mas não esqueça da importância de manter esses dados seguros, de modo que ninguém apague, altere ou deixe vazar dados estratégicos tão importantes.
- MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
A margem de contribuição indica a maneira com que cada produto ou serviço contribui para o lucro da empresa. É um indicador essencial para ser acompanhado de perto, para ajudar você a dar mais foco nos produtos e serviços mais rentáveis ao seu negócio, bem como a reduzir o investimento (de dinheiro e também de energia), naqueles que têm baixa lucratividade.
Para calcular a margem de contribuição, é simples. Considere:
Margem de contribuição = [(valor da venda – custos fixos e variáveis) / valor da venda] x 100%
Este é outro indicador que um bom sistema de gestão financeira poderá gerar em poucos cliques.
- CAC – CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES
Poucos gestores se dão conta, mas cada venda gera um custo para a empresa. Os investimentos em Marketing, a folha de pagamento do time de vendas, o custo de telefonia, transporte e ferramentas necessárias para que uma venda aconteça, entre outros.
Manter os olhos sob o CAC é importantíssimo para alinhar o mindset. Quando sua empresa estiver pensando em aumentar os lucros, você não pode deixar de considerar esse custo para calcular o montante que precisa vender para alcançar a lucratividade almejada.
Fazer o cálculo do CAC é simples, porém depende da sua empresa ter registradas e organizadas corretamente as informações-base para o cálculo. Você deve considerar:
CAC = investimento em marketing e vendas / número de clientes adquiridos.
> investimento em marketing e vendas: o valor gasto em R$;
> número de clientes adquiridos: total de clientes novos no período.
Entram neste cálculo;
- Investimento em publicidade (tradicional e digital);
- Contratação de uma equipe de vendas qualificada;
- Treinamento da equipe comercial;
- Transporte para visitas ao cliente;
- Combustível e alimentação, entre outros.
- ROI – RETORNO SOBRE INVESTIMENTO
O ROI serve basicamente para entender o quanto um determinado investimento foi rentável para a empresa. Ou seja: para cada real investido, quanto gerou de lucro. Ou seja, é um indicador que traz uma análise objetiva se os resultados dos projetos e transformações adotadas estão sendo positivos para a empresa.
É indispensável ter esse indicador no dashboard de cada setor, bem como de cada projeto da empresa, pois ele traz um overview rápido e prático que responde à pergunta: vale a pena continuar investindo nisso – sim ou não?
É um indicador primordial para a gestão financeira de alta performance, pois permite decidir de maneira rápida em ampliar investimentos naquilo que está sendo lucrativo e abortar projetos que apenas estão gerando custos – sem resultados concretos.
ROI = (Ganho – investimento) / investimento
Exemplo: Se sua empresa investiu R$100.000,00 em um determinado projeto e ele gerou uma receita de R$500.000,00, você deve subtrair o ganho do investimento, o que resulta em R$400.000,00, dividido pelo investimento. Assim, o resultado final é 4.
Um ROI 4 para determinada ação indica que o retorno foi de 4 vezes o investimento inicial. Ou seja, a empresa teve um lucro de R$4 para cada R$1 investido.
Esses são os 5 principais dados financeiros que todo gestor ou empresário deve ter à mão para tomar boas decisões no seu dia a dia.
Sem dúvidas, um dos melhores investimentos que você poderá fazer pelo seu negócio é apostar em ferramentas eficientes de gestão, que facilitem a geração destes relatórios com poucos cliques, bem como o treinamento e a capacitação do seu time interno, para não deixar dados importantes fora dos registros. Assim você conseguirá ficar por dentro de tudo que importa.
Treine seu time sobre indicadores financeiros para alcançar uma gestão de alta performance
Se você chegou até aqui, já percebeu que o segredo do sucesso de uma gestão financeira de alta performance está no alinhamento entre processos estruturados e tomadas de decisões. Sendo assim, é essencial que você, como gestor ou administrador de empresas, transfira esse mesmo mindset para os seus colaboradores.
Observe, abaixo, nossas principais dicas para inserir o mindset da gestão financeira na cultura do seu negócio.
Deixe claro e acessível qual o orçamento-limite de cada setor da empresa
Quanto mais transparente for o orçamento operacional do negócio, maior a previsibilidade das dinâmicas de negociação para seus funcionários.
Uma relação patrão-funcionário baseada em confiança e assertividade é fundamental para a implementação de estratégias e ações voltadas para o crescimento do negócio – seja a curto, médio ou longo prazos.
Invista em treinamentos de negociação para seus colaboradores que fazem as compras
Atualmente, a gestão financeira voltada à alta performance inclui o setor de compras nas estratégias de administração.
Mais do que apenas garantir o suprimento dos insumos necessários para o bom funcionamento do negócio, colaboradores do setor de compras devem ter suas habilidades de negociação constantemente treinadas e desenvolvidas. Assim, conseguem buscar sempre o melhor custo-benefício e a construção de parcerias sólidas com fornecedores gerando boas oportunidades de compra. Afinal, quem compra bem, consegue lucrar mais na venda.
Um dos melhores caminhos é definir KPIs para o Departamento de Compras da sua empresa, orientando a tomada de decisões e otimizando as rodadas de negociações dos profissionais em suas rotinas de trabalho. Como indicadores a serem implementados, citamos como exemplo:
- evolução de preços;
- taxas de devolução;
- custos de suprimentos;
- satisfação do cliente, entre outros.
Invista em sistemas de gestão eficientes e treine seu time para fazer o melhor uso delas
A tecnologia tornou-se indispensável para uma gestão financeira de alta performance nos dias de hoje. Ao usar uma boa ferramenta, você garante acesso a informações preciosas sobre as finanças do seu negócio em tempo real, de qualquer lugar em que você esteja – pelo computador ou até mesmo pelo celular.
No entanto, de nada adianta implantar a melhor ferramenta de gestão do mercado sem treinar seu time para fazer o melhor uso dela. Quando contratar um sistema, invista também no treinamento do seu time, contratando técnicos e consultores especializados para construir os processos de alimentação e gestão da ferramenta e garantindo a construção dessa cultura no seu negócio.
Nesse assunto, uma estratégia poderosa é atrelar bonificações (14º salário, PPR, etc) à correta utilização da ferramenta. Assim, os colaboradores terão uma motivação a mais para fazer o melhor uso da ferramenta e você terá informações mais confiáveis para suas tomadas de decisão.
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