planejamento de marketing

Uma das principais causas de gargalos nas vendas  estão em falhas numa das etapas mais importantes: o planejamento de marketing digital. 

Essas falhas são, muitas vezes, fruto da execução direta de ações que estão em alta ou que os concorrentes realizam, sem antes ter um pensamento estratégico avaliando se elas fazem sentido no contexto do seu negócio ou não.

Se você quer parar de errar nisso, está no artigo certo! Aqui, mapeamos de maneira direta e clara, como realizar o planejamento de marketing digital da sua empresa da melhor maneira, alertando sobre os principais erros – para que você possa evitá-los.

Quer aprender essa importante lição e subir o nível do marketing da sua empresa? Então vem com o Infusão na leitura desse artigo. Bora agora?

Como fazer o Planejamento de marketing digital na sua empresa

Apenas sair repetindo o que concorrentes ou grandes players do mercado realizam, não resolve. Para alcançar resultados lucrativos, por mais que os atalhos sejam tentadores você deve evitá-los: você não pode queimar etapas. 

O estudo e as análises são fundamentais.Sem entender corretamente o seu segmento de atuação, as preferências do seu público e as tendências de mercado, você não está realizando um marketing digital estratégico, e sim fadado à sorte. E muitas vezes pagando caro por isso.

Identificando e eliminando gargalos de planejamento de marketing digital com o estudo de público-alvo e personas

Quando você faz uma boa pesquisa sobre seu público-alvo logo no início do seu planejamento de marketing, você encurta o período de testes e evita possíveis gargalos no futuro. Para entregar valor às pessoas, você precisa conhecer a sua audiência. Essa é uma premissa básica!

Mas, para isso, você precisa ouvir e refinar o seu público. Se você tentar falar com todo mundo da mesma forma, dificilmente vai atingir bons resultados. Lembre-se: as pessoas querem experiências personalizadas e produtos e serviços que agreguem valor às suas vidas!

Público-Alvo X Personas: não erre nesta etapa!

Público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes, que são consumidores em potencial de um determinado produto ou serviço. Já Persona é a representação fictícia de um perfil específico de pessoa (como um personagem mesmo). 

Ela é baseada em dados reais sobre comportamentos, preferências e estilos de vida, assim como suas motivações, objetivos, desafios e preocupações. Um mesmo público-alvo possui várias personas e, cada uma delas, possui interesses específicos e deve ter linhas de editoriais de conteúdo direcionado para suas necessidades, interesses e dores.

Invista tempo de qualidade em estudar e atualizar, periodicamente, as Personas do seu negócio. Somente assim conseguirá produzir um conteúdo relevante e realmente agregar valor à sua marca.

Gargalo em Planejamento de marketing digital em ações orgânicas

Ações orgânicas são aquelas que entregam conteúdo a sua audiência sem a necessidade de investimento em anúncios. 

Atualmente, há muitas opções de mídias sociais disponíveis. Cada uma favorece um tipo de conteúdo. E, um dos principais gargalos deste assunto é o fato de gestores e empresários esperarem de uma determinada rede social um resultado orgânico que ela não tem o potencial de entregar. Vamos a alguns exemplos.

Imagens profissionais

As principais redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube, são focadas em conteúdo visual. Por isso, ter imagens (fotos, vídeos) profissionais é fundamental para atrair a atenção da audiência. 

Mas, infelizmente, um cenário muito comum é o de empresas menos experientes tentaram economizar na produção de conteúdo e acabaram produzindo imagens amadoras que, além de não atraírem atenção do público-alvo do seu negócio, ainda podem comprometer a imagem da marca, transmitindo baixo profissionalismo. 

Comportamento de Permanência

Outro fator importante a se considerar é o fato do comportamento dos usuários de redes sociais ser de permanência. Ou seja: há baixa probabilidade dele clicar em um link que o leve para fora da rede social. 

Por isso, caso deseje estimular o usuário a clicar em um link para pedir um orçamento da sua empresa, por exemplo, sua oferta deverá ser altamente atraente:  como uma boa promoção ou um cupom de desconto, por exemplo.

Alcance limitado pelos algoritmos

Todas as redes sociais são focadas na satisfação dos seus usuários, que as acessam para buscar conteúdo relevante e entretenimento. Justamente por isso, as redes usam algoritmos (uma espécie de robô virtual) que irá entregar ao usuário um estilo de conteúdo mais próximo às  suas preferências e seus comportamentos online.

Acontece que esse mesmo algoritmo reduz a capacidade de entrega de perfis cujos conteúdos geram baixa interatividade com usuários (poucas curtidas, poucos comentários e compartilhamentos). Além disso, também reduz naturalmente o alcance de publicações feitas em contas comerciais (de empresas), uma vez que entende que há altas probabilidades de ser propaganda e isso prejudica a experiência do usuário. 

Por isso, utilizar o conteúdo orgânico nas redes sociais apenas para falar dos produtos e serviços da sua empresa pode não ser uma boa  escolha. O melhor caminho é produzir um conteúdo relevante, que ajude seu cliente, e usar a estratégia dos anúncios (que comentaremos a seguir) para fazer com que seus anúncios apareçam apenas para o público interessado – o que leva ao melhor aproveitamento da sua verba.

Principais Estratégias de Tráfego Pago

Tráfego pago trata-se das ações que envolvem anúncios na internet, levando visitas para o site (ou e-commerce) da empresa. É possível trabalhar com tráfego pago de diferentes maneiras, conheça as principais:

Rede de Pesquisa no Google

É uma das melhores estratégias para atrair vendas na internet. Isso porque é um comportamento comum do usuário pesquisar no Google para encontrar produtos ou serviços que deseja contratar – então seu anúncio aparecerá para um público altamente qualificado.  

Rede de Display no Google

São os banners do Google que aparecem em sites parceiros, que possuem grande audiência. A ideia é impactar o usuário enquanto ele consome conteúdo nesses sites. Uma das estratégias mais usadas neste recurso é o Remarketing – exibir esses anúncios pontualmente para pessoas que já visitaram o seu site.

Anúncios em Redes Sociais

São publicações patrocinadas, que alcançam um número de usuários muito maior que as orgânicas. Além disso, em algumas redes sociais, como Instagram, apenas os anúncios exibem links clicáveis – nos posts orgânicos não há essa opção, aumentando a probabilidade de levar o usuário a visitar o site da sua empresa. Também é possível usar a estratégia de remarketing (explicada no tópico acima).

Principais Erros Estratégicos de Tráfego Pago

Embora tenham amplo potencial de gerar resultados em vendas, as ações de tráfego pago também possuem gargalos que, na maioria dos casos, dificilmente são identificados e solucionados por profissionais pouco experientes. Confira os principais:

Escolha do canal

Um dos erros mais comuns é escolher o canal errado para fazer seu anúncio. Não adianta nada você direcionar milhares de reais para fazer anúncios em canais que sua persona não está.

Objetivo de campanha

Outra falha frequente é errar o objetivo de campanha – uma das mais importantes configurações dos anúncios. Anúncios configurados para alcance, por exemplo, são otimizados para serem vistos pelo maior número de pessoas possível – sendo indicado para ações para tornar sua marca mais conhecida, por exemplo. 

Já anúncios em que você deseja que o usuário clique, devem ser otimizados para conversão. Fazer a escolha errada fará seu dinheiro escoar pelo ralo.

Otimização do Site

Aqui a questão é a página de destino do anúncio. Muitas são as situações em que o conteúdo dessa página não está direcionado para a oferta de produtos, possui formulários que não salvam os dados dos contatos ou sequer possuem algum meio de contato disponível. Pagar para levar tráfego para uma página assim também é desperdiçar dinheiro.

Textos e Imagens ineficientes

Por fim, entre outros gargalos que barram muitos os resultados com anúncios na internet. As imagens dos anúncios precisam ser atraentes e trazer atributos reais do produto ou serviço que está sendo divulgado. 

Já quanto aos textos, também é importante ter cuidado redobrado. Além de observar o cumprimento das normas gramaticais, é importante que o texto tenha tamanho adequado e contenha elementos persuasivos para levar o leitor ao comportamento desejado: clicar no link.

A importância da maturidade de Marketing Digital  para Gestores e Empresários

Um dos principais gargalos do Marketing Digital é a falta de maturidade no tema por parte dos gestores e empresários. Sem saber o que estão contratando, muitas vezes acabam desperdiçando tempo e dinheiro ao iniciar diferentes estratégias e as interromperem antes mesmo que elas comecem a gerar resultados lucrativos.

Diferente do que o senso comum pensa, não são apenas os profissionais de Marketing e as agências de publicidade que devem se especializar no assunto. A área de Marketing é vital para a manutenção do fluxo de vendas e, portanto, da saúde financeira do negócio. E, por esta razão, deve  ser um dos focos de aprendizagem contínua de gestores e empresários de todos os nichos.

Certamente, se você colocar em prática tudo que leu neste artigo, ainda em curto prazo perceberá uma significativa melhora no Marketing do seu negócio. Mas esta jornada não acaba aqui. Aliás – está apenas começando.

Reservar um tempo de qualidade para atualizar-se sobre as novidades do mercado, bem como participar de cursos, congressos, treinamentos e workshops é essencial para você conseguir repassar o que há de melhor no assunto para o seu time.

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